A RELAÇÃO ENTRE ATORES EXTERNOS E ESTRATEGISTAS NAS PRÁTICAS ESTRATÉGICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM PEQUENAS EMPRESAS.

Lívia Castro D'Avila, Samuel Jundi, Ana Paula Capuano Cruz, Aline Samá

Resumo


É importante o crescimento do número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) no Brasil. Á frente dessas empresas se destacam os proprietários, aqueles responsáveis por tomar decisões estratégicas e que são responsáveis por nortear o desenvolvimento e crescimento destas empresas. No escopo da Estratégia como Prática, compreender como se dá o fazer estratégico diário deste pequeno empreendedor é relevante ao permitir uma análise de quais elementos influenciam sua tomada de decisão. Considerando que este comportamento estratégico não é estático e pode ser influenciado por elementos externos à organização, alguns atores externos podem oferecer insumos para o desenvolvimento de novas práticas. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre os atores externos e os estrategistas e o possível impacto sobre as decisões práticas diárias destes empreendedores. Através de uma pesquisa exploratória qualitativa foi possível identificar as principais influências dos pequenos empreendedores e suas principais práticas. Pôde-se perceber a importância de atores externos nas práticas estratégicas de pequenas empresas, porém não é possível associar esta influência com o desempenho das pequenas empresas.

Palavras-chave


Estratégia Como Prática, Atores Externos, Práticas Estratégicas, Pequenas Empresas

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SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

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