Universidade do século xxi: prática/pesquisa e ensino

MarthaL Abrahão Saad Lucchesi, Eliana Branco Malanga

Resumo


A complexidade dos problemas do mundo moderno não pode ser estudada e entendida dentro dos limitados parâmetros da rígida divisão das disciplinas. Surgem a inter/transdisciplinaridade e o pensamento complexo para dar conta do estudo dos fenômenos complexos da realidade. Esta pesquisa foi realizada em uma faculdade autônoma voltada para o ensino de Artes. Esta pesquisa utilizou a técnica da observação direta participante para os dados que se referem à instituição pesquisada. As autoras concluem que a universidade do século XXI, para a prática/pesquisa e ensino, terá que elaborar a questão da complexidade, e isto só pode ser realizado através da inter e transdisciplinaridade.

Palavras-chave


Educação,Universidade, Paradigmas, Interdisciplinaridade/ transdisciplinaridade, Complexidade

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br