Chamada para dossiê temático

A proposta deste dossiê é apresentar artigos científicos de autores que estejam desenvolvendo pesquisas sobre o campo da Política Educacional de Formação de Professores no Brasil. Em 2015 tivemos a aprovação de novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, que representou um importante marco legal ao propor uma maior organicidade das políticas de formação e valorização dos profissionais da educação. Porém, o Brasil no último período, sofreu uma série de mudanças na conjuntura política que acarretaram alterações significativas no direcionamento das políticas educacionais e sociais. Os discursos que rodam a formação de professores apontam para um enfraquecimento das licenciaturas nas universidades, para uma perspectiva de formação docente bastante pragmática e para o acirramento da adoção de políticas meritocráticas e gerencialistas no campo educacional. Nesse sentido, a intenção do presente dossiê é apresentar importantes discussões acerca da temática, que podem subsidiar o debate acerca do campo das políticas de formação docente a partir dos estudos e problematizações realizadas pelos autores.

Prazo para o envio de textos: 30 de maio de 2018

Previsão de publicação: Agosto de 2018

Coordenadora:
Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
E-mail: suzanevieira@gmail.com