Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Diversidade e Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Diversidade e Educação é uma revista de divulgação científica semestral e publica artigos e relatos de experiências educativas nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais, além de resenhas de livros e filmes. A revista tem como foco textos que tratem dessas temáticas no espaço escolar e em outros espaços educativos.

Seções:

Entrevista: essa seção apresenta uma conversa com pesquisadores/as
convidados/as pelo GESE para dialogar sobre as temáticas que perpassem a discussão proposta em cada edição da revista.

Histórias de Maria: essa seção apresenta as histórias da personagem Maria escritas por convidados/as do GESE. A personagem em suas narrativas apresenta situações de seu cotidiano que envolvem as temáticas de corpos, gêneros, sexualidades, questões étnico-raciais em diferentes espaços como a escola, a família, entre outros.

Diversidade em Debate: essa seção é destinada a textos que apresentam discussões teóricas acerca das temáticas propostas no escopo da revista e o campo da Educação.

Cotidiano da Escola: essa seção publica relatos de experiências de profissionais da educação, apresentando ações em diferentes espaços educativos com as temáticas relacionadas ao escopo da revista.

Espaços Educativos: nessa seção são publicados textos que relatem as potencialidades pedagógicas do uso de artefatos culturais (revistas, filmes, desenhos animados, livro didático, livros infanto-juvenis, músicas, páginas da internet, vídeos, entre outros) no que tange a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais nos diferentes espaços educativos.

Artefatos Culturais: nessa seção são divulgadas sinopses de filmes e resenhas de livros que tratem das temáticas que perpassam a discussão dos corpos, dos gêneros, das sexualidades e das relações étnico-raciais.

As seções Entrevista e Histórias de Maria não são abertas a submissão de propostas e terão sua publicação conforme decisão da Comissão Editorial.

Para iniciar a submissão do texto seguir as orientações do Passo 1: Iniciar submissão do tutorial.

Estrutura do trabalhos:

Os trabalhos devem ser estruturados de acordo com as especificações abaixo.

Os artigos deverão ser redigidos em Times New Roman corpo 12, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. Cada seção apresenta normas específicas quanto ao número de caracteres.

Seção Diversidade em Debate – O texto submetido deverá ter no mínimo 14.000 e no máximo 20.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).

Seção Cotidiano da Escola – O texto submetido deverá ter no mínimo 7.500 e no máximo 11.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).

Seção Espaços Educativos – Os textos submetidos deverão ter no mínimo 7.000 e no máximo 10.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).

Seção Artefatos Culturais – As sinopses de filmes submetidas deverão ter no mínimo 1.500 e no máximo 4.000 caracteres com espaço. As resenhas de livros submetidas deverão ter no mínimo 1.500 e no máximo 2.000 caracteres com espaço, incluindo os títulos, resumos, palavras- chave e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras).

A critério da Comissão Editorial, os trabalhos de autores/as convidados/as para as seções Entrevista e Histórias de Maria poderão exceder esse número de palavras.

 

Deve constar na estrutura dos trabalhos:

  • Metadados (Autores/as, títulos, resumos, descritores devem ser inseridos no local 'Inclusão de Metadados'; no processo de submissão):
  • Título que identifique o conteúdo;
  •  Nome completo dos/as autores/as: e-mail e o endereço para correspondência.
  •  Afiliação: a afiliação de todos/as os/as autores/as é obrigatória no momento da submissão no Passo 2: Inclusão de Metadados. No campo 'Instituição/Afiliação'; colocar as seguintes informações, nesta ordem:

- Instituição ou Universidade por extenso. Cidade, sigla do Estado, País.
- Resumo informativo em português, espanhol e inglês com até 150 palavras cada;
- Palavras-chave constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, espanhol e inglês, separados por ponto;
- Utilizar itálico somente para palavras estrangeiras.
- Apoio financeiro: É obrigatório informar no manuscrito, sob a forma de nota de rodapé na primeira página e no Passo 2: Inclusão de Metadados. No campo específico 'Contribuidores e Agências de fomento'; incluir informações de qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando as agências de fomento.

- Os/As autores/as são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, bem como pela correção ortográfica e gramatical do texto.

Observação: os trabalhos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos aos/as autores/as, sem avaliação de mérito.

Texto propriamente dito:

Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes a apresentação de artigos em publicações periódicas (NBR 6023/2003), apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003), bem como a norma de apresentação tabular do IBGE.

Nas citações (a partir de quatro linhas), o espaçamento é simples e a fonte, 11.

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página.

Referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT 6023.

Citações devem seguir as normas da ABNT 10520.

Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. devem ser apresentados em arquivos separadas do texto principal (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser também numerados e titulados, e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos devem seguir as normas da ABNT 14724.

  • Apresentar os elementos em sequência padronizada.
  • Ser ordenada alfabeticamente e alinhada somente à margem esquerda do texto, em espaço entre linhas simples e separadas entre si por espaço duplo
  • O recurso tipográfico (negrito, grifo ou itálico) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências do documento. Isto não se aplica às obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, cujo elemento de entrada é o próprio título.

Referências:

LIVRO NO TODO

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. nº. de páginas ou volume. (Coleção ou série)

GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. 2. ed. São Paulo: Editora Campus, 2007. 142 p.

CAPÍTULO DE LIVRO


SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (tipo de participação do autor na obra, Org., Ed., Coord. etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. Paginação inicial e final referente ao capítulo.

GRIZE, Jean-Blaise. Psicologia genética e lógica. In: BANKS-LEITE, Luci. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 63-76.

ARTIGO DE PERIÓDICO


SOBRENOME, Nome.; SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

LIMA, Vânia Mara Alves de. Estudos para implantação de ferramenta de apoio à gestão de linguagens Documentárias: vocabulário controlado da USP1. Revista Transinformação, v. 18, n. 1, jan./abr., 2006.

ARTIGO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO


SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). In: NOME DO EVENTO,
número, ano. Local de realização do evento. Anais... Local de publicação dos resumos: Editora, ano. paginação inicial e final.

MAGALHÃES, Antônio Fernando. Manejo da fertilidade dos solos irrigados: produtividade, degradação e correção. In: REUNIÃO BRASILEIRA EM FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1995. Anais... Pernambuco: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1995. p. 72-115.

ARTIGO PUBLICADO EM PERIÓDICO ELETRÔNICO


SOBRENOME, Nome(s). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. Disponível em: <endereço da URL>. Acesso em: data de acesso.

PAIVA, Geraldo José de. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 12 mar. 2001.

DISSERTAÇÃO OU TESE


SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de defesa.

GOMES, Pedro Souza. Impacto de um programa estruturado de linguística de corpus. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal dos Montes, Belo Horizonte, 2007.

 

DOCUMENTO PUBLICADO NA INTERNET


SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo (se houver). Disponível em: <endereço da URL> Acesso em: data de acesso

FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Manual de referências bibliográficas. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/agronomia/manualcap1.htm/>. Acesso em: 20 de ago. 2002.


DOCUMENTOS LEGISLATIVOS


JURISDIÇÃO. (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas), título. Edição. Local: Editora, ano. Total de páginas.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

Forma de Encaminhamento

Os artigos devem ser enviados em formato digital através da página: https://www.seer.furg.br/divedu. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: diversidadeeducacao@furg.br ou pelo telefone (53) 3233-6709 ou (53) 3233-6674.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto tem qualidade e relevância em nível consoante ao do periódico.
  2. O texto é inédito.
  3. O texto submetido está em formato .doc (MS-Word) sem anotações.
  4. As imagens digitais deverão ser encaminhadas em arquivo separado (como documento suplementar).
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.