Ambiente & Educação https://www.seer.furg.br/ambeduc <p>A Revista Ambiente &amp; Educação foi criada, em 1996 no modo impresso, como espaço de discussão no Programa de Educação Ambiental da FURG. Em 2006 a revista passou a ter artigos disponibilizados no formato digital e em 2007 a ter E-ISSN.</p> <p>Atualmente a Revista está disponível apenas no formato digital e aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em portuiguês e espanhol. A revista tem periodicidade semestral e possui conceito Qualis B2 pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.</p> pt-BR Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. ambeduc@gmail.com (Alana das Neves Pedruzzi) angelicacdm@gmail.com (Angélica C. D. Miranda) Wed, 04 May 2022 10:42:47 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Educación Ambiental crítica y feminismos del sur https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12654 <p>Este artigo apresenta algumas conclusões preliminares sobre um estado da arte como metodologia de pesquisa cujo objetivo foi analisar as correntes da educação ambiental (EA) considerando alguns feminismos. Na introdução, reflito sobre a importância de uma posição crítica na EA que não permita a reprodução dos discursos patriarcais e coloniais. Posteriormente, faço uma reflexão crítica sobre dualismos opressores e colonialidade de gênero a partir do feminismo descolonial, para pensar uma educação ambiental crítica (EAC) a partir desses lugares. A seguir discuto a produção de conhecimento androcêntrico, a relação natureza-mulher e alguns feminismos em relação á EAC. Concluindo com algumas reflexões que permitem pensar e constituir uma educação ambiental feminista e descolonial.</p> Mara Karidy Polanco Zuleta Copyright (c) 2022 Mara Karidy Polanco Zuleta https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12654 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 a Educação ambiental na escola do/no campo numa perspectiva da interculturalidade crítica https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12795 <p>À luz da Educação Ambiental Crítica, buscou-se um diálogo entre a Interculturalidade Crítica na Educação do/no Campo, com ênfase nas Mudanças Climáticas, a fim de descortinar as Injustiças Climáticas. Trata-se de um artigo original, parte da dissertação de Mestrado em andamento. Para este artigo objetivou-se apresentar subsídios teóricos que possibilitaram analisar o conteúdo didático do caderno do 2º Ano do Ensino Médio no Ensino Remoto, no Estado de Mato Grosso, no intuito de observar como a Secretaria de Educação trata das questões referentes à Mudança Climática. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, com estudo de caso, amparada pelos conceitos da Modernidade/Colonialidade (QUIJANO, 2005), Educação Ambiental Crítica (SATO, 2014), Interculturalidade Crítica (WALSH e CANDAU, 2009 e 2010), Justiça Climática (MEDEIRO e SENRA, 2018) e Educação do/no Campo (CALDART, 2020). O lócus da pesquisa é a Escola Estadual do Campo São José, localizada no Distrito da Água Fria, a 30 quilômetros de Chapada dos Guimarães e a 80 Quilômetros de Cuiabá, Capital de Mato Grosso. A escola atende a cerca de 700 alunos, na sede e nas cinco salas anexas, num total de 24 comunidades. É rica em diversidade ambiental e cultural, centro de inúmeras injustiças socioambientais e de vulnerabilizações sociais. Ao adotar os conceitos bases epistemológicas da pesquisa, pretendeu-se um teor político/crítico. Percebeu-se que a escola está, de comum acordo com a comunidade, em luta e resistência, seguros da diferença que há entre a Agricultura do Agronegócio e a Agricultura Camponesa, garantindo a finalidade da Educação na Escola do/no Campo, que é a capacidade de estabelecer vínculo entre o projeto educativo e a emergência da construção e consolidação da agroecologia conectada com a base camponesa, agroecologia, agricultura camponesa.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-Chave</strong>: Educação Ambiental, Educação do/no Campo, Mudança Climática, Justiça Ambiental</p> Raquel Ramos, SENRA, VERGES Copyright (c) 2022 Raquel Ramos, SENRA, VERGES https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12795 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 O papel do Twitter na discussão e no interesse da população sobre questões ambientais https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12981 <p><em>Tweets</em> contendo <em>hashtags </em>ambientais foram minerados e relacionados com o número de notícias sobre os temas disponíveis no Google Notícias e com a frequência de busca sobre os mesmos termos, segundo o Google Trends. Encontramos uma associação significativa entre o uso dos termos na rede social e a publicação de notícias sobre questões ambientais. Os resultados também sugerem que houve um maior envolvimento da população na busca de informações sobre a temática ambiental no mesmo período. Os resultados indicam que a rede social apresenta um enorme potencial para ser utilizada como uma ferramenta útil para educação ambiental, contribuindo para a disseminação de informações sobre meio ambiente e melhorando o engajamento da população em relação às questões ambientais.</p> Paulo Amorim, Raphael Igor Dias Copyright (c) 2022 Paulo Amorim, Raphael Igor Dias https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12981 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 O quilombo na floresta https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13117 <p>A história dos Quilombolas no Brasil é resultado de muitos desafios e sofrimentos, mas que ainda assim permitiram sua resistência e permanência com a formação de suas comunidades. Muitas dessas comunidades estão em áreas naturais na região norte do Brasil. Avaliamos nesse artigo a comunidade Quilombola de Santo Antônio do Guaporé, e sua sobreposição com uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, bem como a construção de um Plano Estratégico a ser inserido na comunidade para práticas de Educação Ambiental. Nós discutimos a realidade da comunidade Quilombola e sua atual situação, bem como abordamos a Reserva Biológica (REBIO) Guaporé e sua importância. Por fim apresentamos um Plano Estratégico de Educação Ambiental que pode ser incluído na comunidade.</p> Sergio Gomes da Silva, Francimeire Fernandes Ferreira, Lilian Sena Marinho Copyright (c) 2022 Sergio Gomes da Silva, Francimeire Fernandes Ferreira, Lilian Sena Marinho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13117 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 O Papel de um projeto de pesquisa na mobilização social para a conservação da biodiversidade na zona costeira marinha https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/11937 Para os últimos dois anos, o Projeto Lontra pautou-se em cinco macro objetivos, cuidadosamente planejados de forma transversal, com o alinhamento de políticas públicas, pesquisa, comunicação, educação e a mobilização social. Os objetivos específicos foram definidos a partir de um objetivo geral, cujo foco foi o desenvolvimento de pesquisas que pudessem auxiliar na conservação da biodiversidade e recursos naturais, por meio da determinação do valor econômico e ambiental dos serviços ecológicos prestados pela Lontra longicaudis. Para tanto foi utilizado o conceito do turismo de conservação, e a promoção de ações voltadas para a mobilização social e a educomunicação. Expedições ao longo do litoral catarinense foram realizadas da Ilha de Santa Catarina à Laguna, incluindo lagoas, lagos e rios. Foram 6 expedições às Lagoas do Sul, incluindo a APA da Baleia Franca, uma área de 115 mil quilômetros quadrados. Na Ilha de Santa Catarina a área amostral foi de 212 quilômetros quadrados, cerca de 50% da área total da Ilha. As pesquisas desenvolvidas foram integradas à educação e à água, tendo a lontra como uma espécie bandeira na conservação da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos, como bens comuns, e importantes ativos econômicos. Com isso em mente, foi possível atingir diretamente 2599 alunos da rede pública de ensino e 2000 alunos da rede privada, além de 503 professores. Turismo de Conservação em áreas protegidas, a conservação da água e da biodiversidade, representam os temas principais abordados na educação ambiental. Através do Programa Ecovoluntário em áreas protegidas, busca-se a co-participação e a co-responsabilidade da comunidade para com o Projeto, através de ações que possam levar a ganhos econômicos e melhoria de qualidade de vida, associados a conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Oldemar de Oliveira Carvalho Junior, Alesandra Bez Birolo Copyright (c) 2022 Oldemar de Oliveira Carvalho Junior, Alesandra Bez Birolo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/11937 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Educação Ambiental e Pandemia https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/14272 <p>O presente artigo tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre a Educação Ambiental e a Pandemia de COVID-19. Para tanto, escolheu-se procurar levantar alguns elementos a partir das perguntas realizadas na convocatória do Dossiê. Apontamos o caminhar ao lado dos grupos subalternos como uma possibilidade para auxiliar nas mudanças necessárias frente às desigualdades sociais e ambientais, desveladas durante a Pandemia, para um mundo com justiça e equidade social e ambiental.</p> Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Simone Grohs Freire Copyright (c) 2022 Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Simone Grohs Freire https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/14272 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 ¿A quién interpelan las plagas? Ciencia y tecnología en época de Pandemia https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12990 <p>A esperança da biomedicina em superar a pandemia de COVID-19 não significa que outras epidemias não serão encadeadas no futuro, como mostrou o número de epidemias que surgiram no decorrer deste século. O artigo analisa o mito da neutralidade da tecnologia em relação à tecnologia biomédica, para concluir mostrando a importância dos mecanismos ideológicos e jurídicos, bem como as tendências intrínsecas da própria biomedicina para que o setor biomédico hegemônico e a indústria associada sejam aceitos por a percepção global como solução para um problema que está longe de ser passageiro.</p> <p>&nbsp;</p> Guillermo Foladori Foladori Copyright (c) 2022 Guillermo Foladori Foladori https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12990 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 A Pandemia, o antropoceno e a educação ambiental https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13348 <p>O presente ensaio articula a relação entre a pandemia da Covid-19, a hipótese Antropoceno, o modelo de desenvolvimento da economia capitalista, a reação das políticas públicas e a Educação ambiental. Revisa a literatura das áreas envolvidas nessa reflexão e dialoga com a Ecologia política, a Educação ambiental crítica, a teoria da Complexidade e a Justiça socioambiental. Conclui que a pandemia é uma consequência do atual modelo de desenvolvimento econômico, que o governo brasileiro, por suas ações e omissões, falhou na gestão de combate à pandemia e produziu mortes evitáveis e que a Educação ambiental tem uma contribuição relevante na compreensão crítica desse processo, na formação da percepção pública do problema e na geração de informação científica de qualidade.</p> <p>&nbsp;</p> Gustavo Ferreira da Costa Lima, Lucas Passos Tomaz Copyright (c) 2022 Gustavo Ferreira da Costa Lima, Lucas Passos Tomaz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13348 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Pestes constituindo ambientes https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13497 <p align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">As inter-relações entre sujeito, ambiente e tecnociência vêm experimentando grandes desafios de projetos liberais. Isso se acirra em eventos com pestes, uma vez que estas dizimam parcelas expressivas de populações da periferia Sul global. Pela Análise de Discurso franco-brasileira, selecionamos divulgações de historiografias que abordam sobre pestes ao longo da história, para compreender as inferências sobre o imaginário daqueles ambientes, e como tais eventos promoveram o que entendemos por vigilância epidemiológica e epistemológica, constituindo outros ambientes. Das análises, depreendemos que as pestes operam importantes relações de poder e de força, deflagrando importantes sentidos para a educação tecnocientífica </span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">e ambiental</span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">.</span></span></span></p> Roberth De-Carvalho Copyright (c) 2022 Roberth De-Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13497 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Reflexos do racismo ambiental na Pandemia de COVID-19 e o lugar da Educação Ambiental no enfrentamento à injustiça https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13501 <p>O artigo focaliza investigações acerca do racismo ambiental em tempos de pandemia de Covid-19. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, delineada através de revisão de literatura, levantamento de produções científicas, categorização e análise dos dados. Os resultados desvelaram os impactos do racismo e da injustiça ambiental na vida de grupos etnicamente discriminados durante a pandemia e levaram a refletir acerca da Educação Ambiental como via de enfrentamento a essa problemática socioambiental.</p> Monica Andrade Modesto, Felipe Alex Santiago Cruz Copyright (c) 2022 Monica Andrade Modesto, Felipe Alex Santiago Cruz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13501 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 A educação ambiental e o contexto infantil e familiar durante a pandemia da COVID-19 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13517 <p>Ao tratar sobre a pandemia, da COVID-19 é necessário considerar as mudanças advindas, sobretudo, de isolamento social, que obrigou as famílias a se isolarem dentro de casa. O estudo foi realizado com crianças e seus familiares e, apresentou como objetivo verificar a participação das crianças em atividades relacionadas às representações por meio de desenhos, acerca do desenvolvimento de uma planta e registros fotográficos durante o isolamento social, no contexto familiar.&nbsp; Foi um estudo qualitativo, baseado na investigação empírica de um fenômeno contemporâneo relacionado à vida cotidiana (YIN, 2005) e caracterizado como um trabalho interpretativo (BAUER; GASKELL, 2002). Como resultado observou-se que as atividades relacionadas à educação ambiental, na infância, aliada à tecnologia, podem favorecer as relações ambientais e familiares.</p> Alice Maria Correa Medina, Marina Barreto Aviani Ribeiro, Isabela Gomes Kyrillos Copyright (c) 2022 Alice Maria Correa Medina, Marina Barreto Aviani Ribeiro, Isabela Gomes Kyrillos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13517 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Comorbidades socioambientais para a condição juvenil https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13525 <p>No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS)&nbsp; declarou estado de pandemia global de Covid-19 devido ao aumento no número de casos e a disseminação da doença em todos os continentes, com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.&nbsp; A pandemia é mais um elemento da atual crise ecológica, que se configura como um dos desafios centrais que se colocam como problemas estruturais para a sociedade e nesse caso específico, para a juventude na atualidade. Pesquisadores (Krishke, 2000; Groppo, 2004; Carvalho, 2004) vem apontando que a preocupação dos jovens com as questões ambientais e com a luta ambiental, poderá estar constituindo uma nova cultura política entre esses sujeitos sociais (Dayrell, 2000). Dessa forma, o presente artigo levanta algumas reflexões referentes à <em>experiência</em> (Thompson, 1987; Vendramini, 2004), para fazer um debate na perspectiva de que os movimentos, e manifestações organizados pela juventude podem estar nos deixando vestígios importantes (e desperdiçados) para a construção de uma educação ambiental e popular que conteste as injustiças ambientais e as desigualdades socioeconômicas (Acselrad, 2001; Krenak; , aprofundadas pela pandemia do Covid-19.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação Ambiental; Juventude; Ecologia; Educação Popular; Pandemia.</p> Prof. Samuel Ferreira, Prof. Alisson Souza Corrêa, Profa. Vânia A. M. Chaigar Copyright (c) 2022 Prof. Samuel Ferreira, Prof. Alisson Souza Corrêa, Profa. Vânia A. M. Chaigar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13525 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 “Nós não vivemos no mesmo planeta” https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13590 <p>A partir de uma reportagem veiculada pelo programa de televisão Fantástico, da Rede Globo de Televisão, que abordava a relação entre o Antropoceno e a(s) pandemia(s), discute-se o que foi comunicado nesta matéria jornalística, com base em considerações feitas pelo filósofo/antropólogo francês Bruno Latour. Dá-se destaque aos aspectos escapistas que perpassam as manifestações oficiais divulgadas no contexto brasileiro, tanto em relação à crise sanitária que se instalou durante a epidemia do Covid-19, quanto frente ao agravamento da crise ecológica em curso no país. Examina-se, também, como têm sido delineados alguns caminhos para o enfrentamento de problemáticas relativas à Gaia, na perspectiva do autor considerado.</p> Luciana Marcon, Maria Lúcia Castagna Wortmann Copyright (c) 2022 Luciana Marcon, Maria Lúcia Castagna Wortmann https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13590 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Editorial https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/14271 Caio Floriano dos Santos; Carlos RS Machado Copyright (c) 2022 Caio Floriano dos Santos; Carlos RS Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/14271 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Expediente https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/14270 Caio Floriano dos Santos; Carlos RS Machado Copyright (c) 2022 Caio Floriano dos Santos; Carlos RS Machado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/14270 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 Educar para a regeneração de Gaia https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12846 <p>Resenha do livro Regenerantes de Gaia de Fabio Rubio Scarano.&nbsp; Editora Dantes. Rio de Janeiro. 2019. 128 p</p> Isabela Kojin Peres, Marcos Sorrentino Copyright (c) 2022 Isabela Kojin Peres, Marcos Sorrentino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/12846 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300 A Educação Ambiental e o pensamento pós-colonial https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13022 <p>Não precisa para resenha.&nbsp;</p> Flávia Nascimento Ribeiro, Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi Copyright (c) 2022 Flávia Nascimento Ribeiro, Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/13022 Wed, 04 May 2022 00:00:00 -0300