Educação ambiental e etnoconhecimento: parceiros para a conservação da diversidade de aves pantaneiras

Samuel Borges de Oliveira Júnior, Michèle Sato

Resumo


Nosso país apresenta uma enorme variedade de modos de vida e culturas diferenciadas que, por estarem relativamente isoladas, acabaram desenvolvendo relações particulares em extrema dependência com os ciclos naturais, apresentando, entre outras características, simbologias e mitos vinculados ao ambiente. Entre tais comunidades, temos as pantaneiras de São Pedro de Joselândia e da Barra do Piraim, que por estarem tão próximas à vida silvestre local, possuem um vasto conhecimento sobre esses animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção que os moradores das referidas comunidades têm sobre a avifauna local, para a partir desse conhecimento adquirido, buscar alternativas viáveis para a conservação de tais espécies. Nossa aliada nessa caminhada é a Educação Ambiental que busca a integração entre os meios biológicos e sociais, na tentativa da conservação do conhecimento local e de nossa diversidade.

Palavras-chave: Conhecimento local; Diversidade biológica e cultural; Educação Ambiental.

Palavras-chave


conhecimento local; diversidade biológica e cultural; educação ambiental; biological and cultural diversity; environmental education; local knowledge

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Ambiente & Educação, ISSN 1413-8638, E-ISSN 2238-5533, Rio Grande, Brasil.