A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Anderson Polli, Tiago Signorini

Resumo


A modificação dos hábitos e o resgate de valores podem ser mantidos e restaurados através da aplicação de princípios e práticas da Educação Ambiental nos mais diferentes segmentos sociais, especialmente no contexto escolar. Para tanto, essa pesquisa bibliográfica buscou mostrar aos atuais e futuros educadores a importância e a necessidade da inserção da educação ambiental na prática pedagógica. A interferência humana no ciclo da natureza tem desencadeado graves consequências para a manutenção das diferentes formas de vida no planeta. Diante disso, surgem movimentos ecológicos que buscam sensibilizar a sociedade sobre a causa e os efeitos dos problemas ambientais. A escola, portanto, deve usar a educação ambiental como ferramenta metodológica interdisciplinar para oferecer aulas dinâmicas e contextualizadas buscando resgatar o elo perdido com a natureza, entender e modificar a relação homem-homem e homem-ambiente. Projetos ambientais implantados em instituições escolares devem ser fundamentados na cooperação, participação e geração de autonomia dos atores envolvidos, promovendo interação, conscientização e mudança de comportamento.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Inserção; Escola.

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Ambiente & Educação, ISSN 1413-8638, E-ISSN 2238-5533, Rio Grande, Brasil.