EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: concepções e práticas de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Marcelo Borges Rocha, Nathalia de Paula dos Santos, Silvana Salgado Navarro

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes do Curso Superior em Gestão Ambiental do CEFET– RJ em relação à Gestão de Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental, como propulsora na mudança de atitudes e conceitos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário respondido por 68 estudantes objetivando analisar a concepção dos alunos que estão iniciando o curso e os que estão concluindo. Com base na interpretação dos dados foi possível observar que os alunos concluintes apresentaram maior preocupação em relação aos problemas ocasionados pelo lixo e, sobretudo, mostraram-se conscientes em relação às atitudes individuais para a produção e o descarte apropriado dos resíduos. Além disso, percebeu-se que os concluintes atribuíram a Educação Ambiental um papel mais abrangente no sentido de buscar soluções para os impactos ambientais.

Palavras-chave


Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Gestão Ambiental.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ambiente & Educação, ISSN 1413-8638, E-ISSN 2238-5533, Rio Grande, Brasil.