Educação Ambiental e Patrimonial: significados da ação educativa construídos na experiência museológica

Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Rosemeri Melo e Souza

Resumo


A educação ambiental, por meio da educação patrimonial, estimula vivências que podem constituir a base para a conservação do meio ambiente, resgatando histórias de culturas que fizeram parte da dinâmica da natureza e que permearam o passado de gerações antigas, marcadas por aspectos históricos e culturais singulares. O trabalho objetiva discutir os significados trazidos pelo subprojeto “O Max na prática pedagógica” na comunidade escolar. A metodologia consistiu no desenvolvimento das etapas de sensibilização, vivência pedagógica e culminância, desenvolvidas por meio da investigação-ação. Tais ações devem integrar a realidade dos atores da comunidade escolar, a fim de estabelecer o diálogo contínuo, em um processo de sistematização do conhecimento, voltado para a construção de significados.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Educação Patrimonial; Museu de Arqueologia de Xingó; Ação Educativa

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Ambiente & Educação, ISSN 1413-8638, E-ISSN 2238-5533, Rio Grande, Brasil.