Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais

A Educação Ambiental inscreve-se em um campo multidimensional, multirreferencial e multidisciplinar, convivendo com a diversidade de enfoques políticos, metodológicos, culturais, éticos, estéticos e ideológicos. Conhecer a produção práxica nessa área do conhecimento, suas perspectivas, suas diferenças, suas tendências e suas potencialidades pode se constituir em fator relevante para a aproximação daqueles que fazem, vivem e investigam sobre Educação Ambiental, tornando-a uma realidade no cotidiano.
Diante das demandas ambientais emergentes na sociedade atual, as instituições e espaços educativos têm incorporado diferentes saberes e práticas em Educação Ambiental, focando a sua atenção para a importância da formação de educadores(as) ambientais.
A formação de educadores(as) nessa área específica do conhecimento tem um encontro marcado com a nossa responsabilidade, no sentido de intervir e propor ações coletivas e compreensões sintonizadas com as demandas críticas sobre o ambiente, seja geofísico ou antropossocial.
Vários são os conceitos sobre a Educação Ambiental, os quais determinarão diferentes discursos e práticas educativas. Para além de mudanças comportamentais sobre o cuidado com a natureza, a Educação Ambiental como projeto e prática educativa está direcionada à problematização dos conflitos ambientais, à constituição de redes de aprendizagem e à promoção da relação sociedade-cultura-natureza. Diante disso, surge a necessidade de refletirmos sobre a formação de educadores(as)ambientais comprometidos(as) e sensibilizados(as) por valores, interesses, intencionalidades e intervenções críticas, transformadoras, estéticas, solidárias e com sustentabilidade. Sendo assim, apresentamos o dossiê “Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais” como contribuição para a discussão de questões emergentes no campo da Educação Ambiental no ensino formal. Propomos a divulgação de pesquisas e interlocuções teóricas com foco no processo formativo, nos saberes da docência e nas práticas pedagógicas de professores(as) educadores(as) ambientais.
Data Limite de Submissão: 15 de outubro de 2017.
Organizadoras: Profa. Dra Claudia da Silva Cousin; Profa Dra. Elisabeth Brandão Schmidt; Profa Dra. Narjara Mendes Garcia.
Submeter na Seção: Dossiê Saberes.