EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO OBSERVADOR DE BORDO: UMA PROPOSTA PARA INSPIRAR TRANSFORMAÇÕES

Melina Chiba Galvão, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Alice Fogaça Monteiro

Resumo


Essa pesquisa é um embarque dentro da proposta de inserção da educação ambiental – EA no
trabalho do observador de bordo, realizado pelo NEMA. Esse trabalho teve como objetivo principal analisar as
possibilidades e as contribuições da EA em embarcações pesqueiras, com base nas concepções e práticas que
algumas instituições têm acerca do papel dos observadores de bordo e da EA. Subsidiou também a construção de
um referencial teórico sobre essa temática e teve como objetivos específicos levantar um histórico sobre a
atividade do observador de bordo no país e identificar possíveis abordagens da EA nos cursos de formação de
observadores de bordo. Utilizou-se como metodologia entrevistas semi-estruturadas com representantes de
instituições que trabalham com observadores de bordo e que foram analisadas a partir da metodologia de Análise
Textual Discursiva. Os resultados estão dispostos sob a forma de um metatexto dividido em três partes: a
primeira constitui-se no percorrer histórico da atividade do observador no país; a segunda traz discussões sobre
alguns entraves à possibilidade da inserção da EA a bordo através do observador; e a terceira, apresenta as bases
dessa proposta que busca a transformação das relações a bordo.

Palavras-chave


educação ambiental, observador de bordo, análise textual discursiva.

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REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, ISSN 1517-1256, Rio Grande/RS, Brasil.