O Portal de Periódicos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) reúne e dá visibilidade à produção científica, técnica e cultural veiculada pelas revistas institucionais da Universidade. Alinhado aos princípios da ciência aberta, do acesso livre ao conhecimento e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o Portal abriga periódicos científicos de diversas áreas do saber, vinculados a Programas de Pós-Graduação, grupos de pesquisa, núcleos interdisciplinares e iniciativas editoriais de caráter científico, acadêmico e extensionista.
Coordenado pela Editora da FURG, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), o Portal conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), do Sistema de Bibliotecas (SIB) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e do Curso de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI).

Essa articulação intersetorial visa fortalecer a qualidade editorial, garantir a transparência dos fluxos e consolidar as revistas institucionais em bases nacionais e internacionais de indexação, promovendo a ampla circulação do conhecimento produzido na Universidade.

A comunidade acadêmica, pesquisadores(as), autores(as) e pareceristas são convidados(as) a explorar as publicações, submeter contribuições, participar do processo editorial e colaborar para o fortalecimento do ecossistema editorial da FURG.

Journals

  • Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental

    A Revista Ambiente & Educação, criada em 1996 em versão impressa e vinculada ao Programa de Educação Ambiental da FURG, consolidou-se como espaço de debate acadêmico sobre questões socioambientais. Desde 2006 publica em formato digital, com e-ISSN desde 2007, e atualmente circula exclusivamente online. Com periodicidade semestral, aceita artigos científicos, resenhas e entrevistas em português e espanhol, voltando-se a pesquisadores, estudantes e profissionais da área. Classificada como Qualis A3, destaca-se pela relevância na produção e difusão de conhecimento em educação ambiental.

  • BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação

    A BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), é um periódico de acesso aberto e não cobra taxas para submissões ou publicações. Publica artigos inéditos relacionados com a área da Ciência da Informação que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre as atividades do setor de informação em ciência e tecnologia. Visando dar celeridade à publicação dos artigos, a partir do volume 27 de 2022,  adotará o sistema de publicação contínua (rolling pass).

  • Cadernos Literários

    A revista Cadernos Literários (ISSN: 1415-8132; e-ISSN: 2675-3804) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado em História da Literatura) e do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL), ambos do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O periódico tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados à área dos Estudos Literários, em especial aqueles temas concernentes à área de concentração do Programa, História da Literatura, assim como às suas linhas de pesquisa: Literatura, História e Memória Literária; Literatura Sul-Rio-Grandense; Escrita Feminina.

  • Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais

    A Campos Neutrais — Revista Latino-Americana de Relações Internacionais é um periódico científico dedicado à divulgação e ao debate da produção acadêmica em Ciência Política e Relações Internacionais, publicando manuscritos inéditos que discutem questões contemporâneas em diálogo com suas raízes históricas, os sistemas políticos nacionais e o sistema internacional. Com acesso aberto e alinhada aos princípios da ciência aberta, busca fomentar o diálogo acadêmico, o avanço teórico e metodológico e a reflexão sobre as fronteiras disciplinares. Destina-se a professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, mas também a agentes do mercado internacional, atores políticos e servidores públicos atuantes em relações internacionais, política externa e análise política. Seu escopo contempla temas como política externa, política comparada, políticas públicas e cultura política.

  • Diversidade e Educação

    A Revista Diversidade & Educação é um periódico de divulgação científica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Grande - FURG. A revista tem por objetivo divulgar pesquisas e relatos de experiências educativas inéditos, nas temáticas de corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais. Tem como foco textos que tratem dessas temáticas, no espaço escolar e em outros espaços educativos. Recebe artigos para dossiês e fluxo contínuo para as 03 seções da Revista: Diversidade em Debate, Cotidiano da Escola e Espaços Educativos. O público-alvo são estudantes, professores/as, pesquisadores/as da área da educação, além do público interessado na área. A Revista é Qualis A4 da Capes.

  • Historiæ

    A Historiæ é uma publicação semestral da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), aceitando trabalhos inéditos de professores, pesquisadores, acadêmicos na área de História. Ela é uma das mais antigas publicações científicas da FURG, tendo sua gênese em 1978 como Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, título ao qual, posteriormente, foi acrescido o nome Biblos – Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, para finalmente, em 2010, tendo em vista as próprias mudanças institucionais no seio da Universidade, passar a denominar-se Historiæ.

  • JURIS - Faculty of Law Journal

    JURIS - Journal of the Law School is a scientific journal affiliated with the Law School and the Graduate Program in Law and Social Justice (PPGDJS) at the Federal University of Rio Grande (FURG). It is published semiannually and welcomes critical and interdisciplinary studies on the relationships between Law and Social Justice. The journal addresses issues related to equality of rights, solidarity, and sustainability, deepening the scientific debate that articulates alternatives for sustainable development and equal opportunities in multicultural societies and the globalized world.

    The journal accepts articles, comparative studies, translations, case law comments, and critical reviews that tackle the main issues involving Law in the face of citizenship challenges, legal pluralism, and that propose reflections on alternatives for resolving social conflicts based on humanitarian values, committed to public ethics and social justice. Similarly, studies that assess and promote the adoption of compensatory public policies and initiatives to stimulate the sustainability of economic and social development and the protection of biodiversity are also welcomed.

  • Momento - Diálogos em Educação

    The Revista Momento - Diálogos em Educação, which is linked to the Post-graduate Program in Education (PPGEDU) at the Universidade Federal do Rio Grande (FURG), has contributed to disseminate knowledge in the field of Education for about 30 years by publishing digital texts quarterly. Research papers must be original and may be written in Portuguese, Spanish or English. The journal accepts the submission of proposals which result from empirical studies, theoretical essays, reviews and interviews in the field of Education. Thus, the journal aims at strengthening national and international research networks and encouraging and qualifying educational debates. Besides, the journal gives full access to its content and publishes Creative Commons-licensed papers in order to spread scientific knowledge and enable democratization of knowledge. It is inserted in the fields of Education and Teaching and its evaluation is B2 (Education) and B3 (Teaching) in Qualis 2016.       

     

  • REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

    A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mantém-se desde 1999 como espaço relevante para divulgação científica na área. Com publicações em português e espanhol, reúne autores de diferentes regiões do Brasil e da América Latina, voltando-se a pesquisadores, docentes e estudantes interessados em questões socioambientais e educacionais. Integrante do Qualis CAPES desde 2003, possui conceito A3 (2017–2020), consolidando-se como referência editorial na interface entre educação e meio ambiente.

  • Revista Brasileira de História & Ciências Sociais

    A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), consolida-se como um espaço semestral dedicado ao diálogo frutífero entre essas duas áreas do saber. Nosso propósito é fomentar um intercâmbio que amplie o entendimento mútuo, sem apagar as especificidades dos campos. Dirigida a pesquisadores e docentes, portadores do título de Doutorado, que desejam publicar estudos inéditos, cujas abordagens transitem entre a História, a Antropologia, a Sociologia, a Ciência Política e as Ciências Sociais Aplicadas. A RBHCS é, portanto, um canal aberto para debates interdisciplinares que refletem a complexidade do mundo contemporâneo, promovendo a integração e a divulgação do conhecimento acadêmico.

  • Revista Didática Sistêmica

    A Revista Didática Sistêmica (RDSIS) é uma publicação semestral de acesso livre do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do município de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A RDSIS tem por objetivo divulgar pesquisas, artigos, relatos de experiências e resenhas originais, decorrentes de pesquisas teóricas, empíricas ou experiências pedagógicas e, oriundos de universidades do Brasil e do exterior que discutam sobre Educação, Educação Física e suas interfaces. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros. 

  • Revista Eletrônica Interações Sociais

    A Revista Eletrônica Interações Sociais – REIS (ISSN 2594-7664), editada pelos docentes da área de Sociologia da FURG, dedica-se à divulgação de pesquisas científicas em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, Antropologia e Ciência Política, além de reflexões e ensaios inéditos. Aberta a áreas afins, adota como princípios a pluralidade de expressão e a multidisciplinaridade teórica e metodológica. Publicada semestralmente em formato eletrônico, aceita artigos, resenhas, entrevistas, ensaios visuais e contribuições de movimentos sociais, em português e espanhol, voltando-se a pesquisadores, pós-graduandos e atores políticos.

  • SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

    A revista Sinergia é editada, semestralmente, em busca do aprimoramento das Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, em seus vários desdobramentos.  Trata-se de um espaço aberto para os pesquisadores, professores e estudantes que desejem trazer a sua reflexão ou o resultado de pesquisas sobre temas propostos.  O objetivo da revista Sinergia é publicar trabalhos teóricos e teórico-empíricos, relacionados com as Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, bem como, temas correlatos que contribuíam para o desenvolvimento do conhecimento científico.

  • VETOR - Journal of Exact Sciences and Engineering

    VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias has been published biannually since 2005. It accepts unpublished works that present the results of studies and research related to the areas of Exact Sciences, Engineering, Chemistry, and related areas.

  • VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde

    Vittalle – Revista de Ciências da Saúde (ISSN 2177-7853) é um periódico eletrônico semestral, multidisciplinar, que publica trabalhos nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Humanas, com metodologias quantitativas e qualitativas. Aceita manuscritos inéditos (português ou inglês) não submetidos a outros periódicos. Pesquisas devem ter aprovação ética com número do parecer na metodologia. Após aceitos, tornam-se propriedade da revista, vedada reprodução ou tradução sem autorização. Oferece acesso livre, promovendo democratização do conhecimento científico.

  • (DESCONTINUADA) Atlântica

    A Revista Atlântica, vinculada ao Instituto de Oceanografia da FURG, publicou artigos científicos originais entre 1969 e 2013, com foco em pesquisas nos ecossistemas estuarinos, costeiros e oceânicos, especialmente no Atlântico Sul-Ocidental. Voltada a pesquisadores, estudantes e profissionais da oceanografia e ciências ambientais, a revista contribuiu significativamente para a divulgação de estudos interdisciplinares sobre ambientes aquáticos, promovendo o avanço do conhecimento científico na área marinha. Revista descontinuada. Este periódico não recebe mais submissões. Todo o conteúdo permanece disponível para acesso e consulta.

  • (DESCONTINUADA) CaderNAU

    O CaderNAU – Cadernos do Núcleo de Análises Urbanas foi um periódico vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG, publicado entre 2007 e 2018. Voltado à divulgação de pesquisas, dados e análises sobre o urbano, a cidade e os processos de transformação territorial, teve abordagem interdisciplinar e dialogava com diferentes áreas das ciências humanas e sociais, atraindo pesquisadores interessados em temas como espaço, sociedade e planejamento urbano. Revista descontinuada. Este periódico não recebe mais submissões. Todo o conteúdo permanece disponível para acesso e consulta.

  • Deslocamentos/Déplacements: revista franco-brasileira interdisciplinar de psicanálise e ciências sociais

    Deslocamentos/Déplacements é uma revista franco-brasileira  dedicada à interlocução interdisciplinar entre a psicanálise e as ciências sociais. Seu objetivo é promover o intercâmbio acadêmico entre Brasil e França, incentivando o pensamento crítico sobre a experiência subjetiva no mundo contemporâneo em articulação com realidades sociais e culturais diversas. Voltada a pesquisadores e profissionais das ciências humanas, sociais e da saúde mental, a revista reunia contribuições teóricas, ensaísticas e empíricas em edições bilíngues.